A Aliança com Adão
Gênesis 3:14-21
A aliança com Adão – A aliança com Adão é a segunda aliança geral ou universal. Ela poderia ser chamada de aliança com a humanidade, visto que estabelece as condições que vigorarão até que a maldição do pecado seja suspensa (Is 11:6-10 ; Rm 8:18:23). De acordo com esta aliança, as condições que prevalecerão são as seguintes:
-
A serpente, a ferramenta usada por Satanás para efetivar a queda do homem, está amaldiçoada. A maldição não afeta apenas o instrumento, a serpente, mas também aquele que a possuiu e motivou, Satanás. A serpente passou por grandes mudanças físicas. Ela, aparentemente, andava ereta; agora, terá de rastejar (v 14). Ela era o mais apreciável animal de toda a criação; agora, será o mais repugnante. A visão ou a lembrança de uma serpente deveria ser o mais eficaz lembrete dos efeitos devastadores do pecado.
-
Satanás é julgado. Ele obterá um certo sucesso (“tu lhe ferirás o calcanhar”, v.15) mas no final, será julgado (“este te ferirá a cabeça” v.15).
-
A primeira profecia da vinda do Messias é proferida (v 15).
-
Haverá aumento das dores na concepção por causa na introdução da morte na raça humana (v 16).
-
Haverá dor no parto (v 16).
-
A mulher estará sujeita ao seu marido (v 16).
-
A terra é amaldiçoada e produzirá espinhos junto com alimento que o homem deverá comer para o seu sustento ( VS 17-19).
-
O homem também sofrerá mudanças físicas; transpirará ao trabalhar. Terá de trabalhar por toda a sua vida (v 19).
-
Por pecar, o homem morre espiritualmente e, depois, fisicamente. Sua carne se deteriorará até que retorne ao pó de onde originalmente foi tomada (v 19)