top of page

Dicas para o seu devocional

A correria do dia a dia muitas vezes dificulta nossa espiritualidade. Diante de uma rotina acelerada, com muitos afazeres e desafios intensos, é comum deixarmos o momento de meditação na Palavra de Deus para depois, o que pode se tornar um hábito ruim.

 

No entanto, existem aqueles que conseguem administrar bem o seu tempo, mas quando vão dedicar um momento devocional com Deus acabam não sabendo por onde começar, o que prejudica o momento de devocional, e esse momento para um cristão é algo tão indispensável quanto respirar ou se alimentar.

 

O que é devocional?

 

 

Antes de prosseguirmos, talvez você esteja se perguntando: “Afinal, o que é devocional?” Devocional deriva da expressão “devoção” ou apego sincero e fervoroso a Deus. Em outras palavras, é o tempo que você dedica para se relacionar com Deus.

 

Para conhecermos realmente uma pessoa precisamos nos relacionar com ela,  conhecer seus desejos, objetivos, suas vontades, aquilo que a entristece, aquilo que a faz feliz, com Deus é a mesma coisa, Ele quer relacionamento com os seus filhos e nós temos que disponibilizar mais tempo com Deus, para desenvolver esta intimidade com Ele. 

 

 

É o tempo a sós com Deus.

 

 

Por onde começar?

 

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que o momento devocional é essencial para sua vida.

 

Diante disso, o momento devocional precisa se tornar um hábito. A construção de um hábito é a melhor maneira de iniciar o seu devocional e não abandoná-lo com o tempo, o que requer disciplina e força de vontade, nós não podemos ficar fortes indo para academia um vez na semana, se você não mantém uma constância, você não vai ter uma mudança, a mesma coisa com o seu devocional.

 

Comece escolhendo o melhor horário para o seu momento de devoção a Deus. Pode

 

ser pela manhã, à tarde ou à noite. Ou, se preferir, você também pode escolher dois horários. A Bíblia diz que Daniel dedicava três momentos do dia (Daniel 6:10-13).

 

Como fazer?

 

Prepare-se bem para este momento com Deus, começando por eliminar distrações. Escolha um lugar onde não haverá interrupções e desligue o seu celular para não se distrair com as redes sociais ou chamadas nos aplicativos de mensagens.

 

Este precisa ser um momento prazeroso, e precisa ser entre você e Deus. Muitas pessoas desistem do devocional porque criam um ambiente tenso, muito barulho, problemas, distrações, procure um local onde nada te atrapalhe, e estabeleça ele

 

como seu local de paz para focar na sua edificação espiritual.

 

Comece com uma Adoração

 

Quando nós dedicamos um tempo inicial para adorar e louvar ao Senhor, nós damos liberdade para Deus transformar aquele ambiente, é como se a atmosfera mudasse e a presença de Deus fosse recebida com canções.

 

 

Você entra na presença de Deus e a adoração mudará totalmente a natureza daquele momento, de uma chance e faça um teste, no próximo devocional que você for realizar, separe um tempo para adoração e note a diferença.

 

 

"Tudo que tem vida louve o Senhor! Aleluia" - Salmos 150:6

 

 

Leitura da Bíblia 

 

Não existe devocional sem a leitura da palavra de Deus, use a sua bíblia ela é um manual da vida que Deus nos deu, comece a ouvir a voz de Deus através dela, siga um plano bíblico, faça a leitura por capítulos, mas absorva o que Deus está falando com você. Precisamos entender que a palavra de Deus é o nosso alimento, ela é mais afiada que qualquer espada, ela é o nosso sustento, a renovação e a transformação vem pela palavra de Deus, precisamos de fé, e a fé vem por ouvir e ouvir a palavra de Deus.

 

 

"...para mostrar-lhes que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca do Senhor" - Deuteronômio 8:3

 

 

Meditação na palavra

 

Muitas pessoas quebram a cabeça quando falamos em meditação, elas não sabem o que é, ou já pensam em um monge sentado de pernas cruzadas no alto de monte.

 

 

Uma coisa é certa, se você sabe se preocupar, você sabe meditar. Agora precisa aprender a transferir essa intensidade para algo bom, a palavra de Deus.

 

 

 

Coloque ela dentro de você, declare ela em você mesmo, deixe ela confrontar as suas ideias ,comece a trazer ela verdadeiramente para a sua vida, repita diversas vezes a palavra na sua mente, memorize ela, absorva com intensidade aquilo que Deus está liberando e pratique, isto vai mudar a sua vida espiritual para sempre.

 

 

"Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita de dia e de noite."  - Salmos 1:2

 

 

Oração

 

Agora que você já está cheio da palavra, por que você seguiu todos os passos, converse com Deus, conte o que você aprendeu no seu dia de devocional, comece a desenvolver esse relacionamento, conversa é a base do relacionamento.

 

 

A oração é tão fundamental em nossas vidas que no sermão do monte Jesus disse: 

 

" E quando vocês orarem..." - Mateus 5:5

 

 

Jesus não disse " E se vocês orarem " , ele fez uma afirmação de que aqueles que ouviram a palavra , e decidiram se tornar os seus discípulos certamente terão uma rotina de oração constante, ele não insistiu

 

para que vocês orassem por que é necessário para Deus, é você quem depende de uma vida de oração, você quem necessita de uma conversa diária com o Pai.

 

"...perseverem na oração" - Romanos 12:12

bottom of page