top of page

Qual o significado da Sexta-feira Santa

A Sexta-feira Santa é o dia em que se lembra o sacrifício de Jesus na cruz.

 

Ou seja, é o dia da morte de Jesus, que antecede a sua ressurreição em um domingo de Páscoa.

 

Uma comemoração de muito significado para os cristãos, que marca o cumprimento do propósito de Cristo: salvar a humanidade.

 

O que aconteceu antes da Sexta-feira Santa?

 

O ministério de Jesus começou três anos antes da Sua morte - dia em que consumou a sua missão.

 

Neste tempo, Ele preparou seus discípulos

 

para continuar anunciando o Evangelho da Graça.

 

Depois desse tempo, Jesus foi para Jerusalém na época da Páscoa judaica, onde muitos judeus peregrinavam para lá.

 

Foi lá que Ele foi traído e preso, e na Sexta-feira Santa foi julgado e condenado por blasfêmia pelos líderes religiosos judeus.

 

De manhã Seu próprio povo o levou para Pilatos, governador romano, e o acusaram de trair o império romano, em Lucas 23:1-4.

 

A crucificação

 

Pilatos não encontrou nenhum motivo para matar Jesus, mas os judeus estavam alvoroçados para crucificá-lo.

 

 

Ele então lavou as suas mãos e a pedido do povo soltou Barrabás, um criminoso, e mandou Jesus para ser crucificado (Mateus 27:24-26).

 

Jesus foi levado para ser crucificado em um monte chamado Gólgota, junto com dois ladrões.

 

Foi às três da tarde da Sexta-feira Santa que Jesus deu seu último suspiro e morreu (Marcos 15:37-39).

 

Agora sua missão como homem na terra terminava, seu sacrifício e o derramamento do seu sangue oferece até hoje salvação para todo aquele que crer nEle.

 

Mas a morte não pôde detê-lo, Jesus

 

ressuscitou no terceiro dia (Mateus 28:6).

 

Por que se comemora a Sexta-feira Santa?

 

A Sexta-feira Santa é uma data importante para os cristãos, foi um dia que marcou muito mais do que a morte de um inocente.

 

A morte de Jesus na cruz foi um ato de entrega espontânea (João 10-17-18) para salvar a humanidade.

 

Os homens estavam afundados no pecado, e somente o sacrifício momentâneo de um cordeiro cobria os seus pecados.

 

Porém Jesus era o cordeiro perfeito, um

 

sacrifício eterno para o perdão das iniquidades.

 

Foi o amor de Deus por nós que fez com que Ele entregasse o seu único filho para morrer uma morte terrível por nós (João 3:16).

 

Da mesma forma, não haveria salvação se não fosse a entrega de Jesus à morte na Sexta-feira Santa.

 

Por isso, é uma data tão importante para aqueles que desfrutam hoje desse presente entregue à humanidade.

bottom of page